20.12.12

Filipe Pinto-Ribeiro
Piano

TEATRO MUNICIPAL DE BRAGANÇA | SÁBADO 12 JAN | 15H00

“As Estações de Tchaikovsky e Piazzolla”

Neste concerto, o pianista Filipe Pinto-Ribeiro põe em contraponto o romantismo de Tchaikovsky e o tango Piazzolla, interpretando os dois ciclos que os compositores dedicaram à temática das estações do ano.

As Estações de Tchaikovsky ocupam um lugar muito especial na sua produção e rapidamente se tornaram a sua obra mais popular para piano. São doze peças ou “quadros musicais”, correspondentes aos doze meses do ano, que reflectem cenas da Rússia da segunda metade do séc. XIX. Tchaikovsky propõe uma versão altamente pessoal da temática das estações. Segundo ele, a continuidade da vida em geral e da existência humana em particular é simbolizada pela família e pelo lar, no qual a vida surge continuamente. 
As 4 Estações de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, tornaram-se uma obra emblemática do novo tango.  Há grandes contrastes e variações de temperamento dentro de cada “estação de Buenos Aires”. Das fortes pulsações rítmicas, das passagens contrapontísticas, das harmonias complexas,  resultam estados de tristeza,  de sensualidade, de isolamento, de ternura e de paixão – no fundo, elementos intrínsecos da essência do tango. Piazzolla compôs as suas Estações originalmente para o seu quinteto de bandoneón, violino, piano, guitarra eléctrica e contrabaixo. Neste concerto, teremos a oportunidade de ouvir a nova versão para piano do compositor e bandoneonista argentino Marcelo Nisinman feita especialmente para Filipe Pinto-Ribeiro.


-------------------------------------