20.12.12

FAN 2013


O mote Música Séria Para Gente Divertida, que inspira o FAN – Festival de Ano Novo, será particularmente influente na programação de 2013. Foram privilegiadas formações e programas que levam a cabo fusões de géneros musicais e reinterpretações de temas clássicos, resultando em concertos singulares, divertidos, destinados a um público abrangente.
O destaque vai para o espectáculo que juntará no palco a cantora Cristina Branco e a Orquestra Clássica de Espinho, num concerto com um repertório que inclui obras de Schumann, canções icónicas da música portuguesa, clássicos da música pop e da chanson française. Um programa entusiasmante na voz de uma intérprete excepcional.
Também o cantor Kiko se junta a uma orquestra para reinterpretar o cancioneiro de Natal, que tem sido terreno fértil para grandes compositores e improvisadores da história do jazz. O concerto terá o título revelador de “Let it Snow, Let it Snow, Let it Swing”.
O quarteto Tempus é protagonista de um projecto inovador que se distingue na cena musical contemporânea pela fusão de dois universos aparentemente distantes - o Erudito e o Jazz. Bach e Vivaldi são alguns dos compositores “desconstruídos” e transportados com ousadia para um ambiente jazzístico.
Filipe Pinto-Ribeiro, pianista, apresenta um programa no espírito do FAN que põe em contraponto o romantismo de Tchaikovsky e o tango de Piazzolla , interpretando os dois ciclos que os compositores dedicaram à temática das estações do ano.
As Orquestras de Cordas e de Clarinetes do Conservatório Regional de Música de Vila Real realizarão uma “viagem musical” que vai de Mozart a Michael Jackson.
Para o público infanto-juvenil foram seleccionadas produções da Companhia de Música Teatral e da Arte Pública, que proporcionam uma aproximação à música de forma lúdica e divertida. Em paralelo, serão realizados alguns Concertinhos em escolas, numa perspectiva didáctica-pedagógica.
A rubrica Café Vienense, inaugurada na edição anterior, apresentará pequenos concertos informais em alguns cafés do centro histórico de Vila Real, indo ao encontro de públicos inesperados e evocando o espírito de Viena de Áustria.
Haverá ainda para lugar para uma master classe, a realizar no Conservatório Regional de Vila Real, e para uma feira de objectos culturais da região duriense.
O FAN – festival de Ano Novo é organizado pelo Teatro de Vila Real e o Teatro Municipal de Bragança e cumpre em 2013 a sua sétima edição.

-------------------------------------