23.12.15

FAN 2016




FAN - Festival de Ano Novo | 2016
[novo site disponível em breve]

Em 2016, o FAN aprofunda a forma ecléctica, aberta e multidisciplinar como tem vindo a encarar o universo da música clássica ou erudita (ou com influência dessa área). Para a 10.ª edição foi escolhida uma linha de programação que tem o piano, em variadas abordagens, como elemento axial. Artistas nacionais e estrangeiros, com diferentes trajectos, apresentam seis espectáculos onde o piano desempenha um papel importante ou é protagonista.
A abertura representa um momento alto, com as "Pocket Symphonies", de Sven Helbig. O músico alemão compõe peças para coro, orquestra e música de câmara e realiza digressões com música electrónica. Colabora, entre outros, com o Quarteto Fauré, os Pet Shop Boys e Rammstein. Cordas opulentas e uma variedade de sons sintetizados são parte de um poderoso arsenal musical, que resulta em vigorosas actuações ao vivo. Absolutamente imperdível.
Recuperado o fôlego, os espectadores podem entrar no universo melódico de Rui Massena, o mediático maestro cujo trabalho na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura o deu a conhecer a um vasto público nacional.
No dia seguinte, o piano dialoga com o bandoneón em linguagens como o tango contemporâneo e o jazz de fusão. O duo argentino Volco & Gignoli é responsável por concertos que são como performances teatrais, onde momentos íntimos alternam com violentas explosões de energia.
Regressamos a Portugal com Tiago Sousa, que desde 2006 vem construindo um espaço único no panorama da música portuguesa e que, enquanto editor, lançou nomes como B Fachada ou Noiserv. Responsável por bandas sonoras de filmes como “Bibliografia” (Miguel e João Manso) e “Canal” (Rita Nunes), Tiago Sousa revisita os seus discos e levanta o véu sobre o próximo trabalho, “Um Piano Nas Barricadas”.
Um outro pianista português (e duriense), Raul Pinto, interpreta ao vivo o trabalho original que compôs para a coreografia “Sem Chão Sem Fim”, de Amélia Bentes, numa nova incursão do FAN pela dança contemporânea.
O espectáculo infantil “Pés Prlim Pim”, da companhia DançArte, cruza também a dança com coreografias aéreas e tem na sua sonoplastia peças de Mozart para piano.

A exemplo da edição anterior, alunos do Conservatório Regional de Música de Vila Real são convidados a apresentar-se publicamente durante o período do festival.

[O FAN 2016 tem o apoio da Antena 2 e retoma a parceria com a Poças Júnior.]

Antecipe aqui os espectáculos do FAN 2016:
Sven Helbig: https://www.youtube.com/watch?v=B3Xkz_N9tSI
Rui Massena: https://youtu.be/GUyfHJV0KAk
'Pés Prlim Pim': https://www.youtube.com/watch?v=OS-ogIpL4Bc
Volco & Gignoli: https://youtu.be/-oT2ic7niXw
Tiago Sousa: https://youtu.be/_Bds8Z5-xyQ
'Sem Chão Sem Fim' (versão site-specific):https://youtu.be/txCK9NIK-Wk