18.12.14

ORFEU E EURÍDICE
A ÓPERA DE CHRISTOPH W. GLUCK COREOGRAFADA POR OLGA RORIZ
COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO
TEATRO DE VILA REAL | 31 JANEIRO | SÁBADO | 21h30

Coreografia: Olga Roriz
Música: Christoph W. Gluck
Cenários e figurinos: Nuno Carinhas
Desenho de luz Cristina Piedade
Assistente da Coreógrafa para a Dramaturgia Paulo Reis
Assistente da Coreógrafa Sylvia Rijmer

Nos trezentos anos sobre o nascimento de Christoph Willibald Gluck (1714), a CNB encomendou a Olga Roriz um “Orfeu e Eurídice” baseado naquela que foi uma das magistrais partituras do compositor alemão.
Esta ópera — estreada em Viena, em 1762, e, numa segunda versão, em 1774, em Paris, a convite de Maria Antonieta — é uma obra revolucionária e de fronteira, com grandes repercussões no meio musical europeu. Com efeito, quer Gluck, quer Ranieri de’Calzabigi, autor do libreto, alcançaram fama imediata gerada, em grande parte, pela controvérsia em torno das inovações introduzidas nos cânones operáticos da época e que “Orpheu e Eurídice” preconizava. À música, Gluck retirou todos os excessos exibicionistas das arias da capo, típicas do barroco tardio, e colocou no coro a ênfase de uma narrativa mais fluida. Para além disso, acrescentou a dança, não na sua forma decorativa, mas ligando-a intimamente à dramaturgia.

Tal como acontece na música, onde vários compositores escreveram as suas versões do mito grego, também na dança este se tornou incontornável e uma passagem quase obrigatória dos grandes coreógrafos. Foi agora a vez de Olga Roriz.

www.cnb.pt

ABERTURA: ENSEMBLE DE CLARINETES DO CrMVR | 21h00 | FOYER

[Bilhetes: 10€/7€]

Será servido um porto em parceria com a 




_______________________________________