22.12.11

FAN 2012

O destaque da sexta edição do FAN – Festival de Ano Novo vai para os concertos de Pedro Burmester, um dos mais importantes pianistas portugueses. Os espectáculos terão lugar a 21 e 28 de Janeiro, em Bragança e Vila Real, respectivamente. O Concerto de Ano Novo, que abre o festival no dia 1 de Janeiro, estará a cargo da Camerata NovNorte, um ensemble de cordas que conta com dezassete instrumentistas e interpretará um repertório descontraído.
O FAN, que decorre sob o mote “Música Séria Para Gente Divertida”, nasceu também com a vocação de levar a música clássica a locais inusuais, estimulando a visita a edifícios de interesse patrimonial ou arquitectónico. Este espírito descentralizador da música é reforçado na edição deste ano com a rubrica Café Vienense, que apresentará pequenos concertos informais em alguns cafés do centro histórico da cidade de Vila Real. Procura-se assim ir ao encontro de públicos inesperados, evocando simultaneamente o espírito de Viena de Áustria com um repertório baseado nas valsas de Johann Strauss.
O roteiro cultural constituído este ano inclui ainda, em Vila Real, concertos na Torre de Quintela, no Museu da Vila Velha e na Biblioteca Municipal.
Para o público infanto-juvenil foram planeadas duas propostas: “AliBaBach”, um espectáculo da Companhia de Música Teatral dirigido a bebés acompanhados pelos pais, e os Concertinhos, dirigidos ao público escolar e que este ano decorrerão nos próprios estabelecimentos de ensino interessados.
Organizado pelo Teatro de Vila Real e pelo Teatro Municipal de Bragança, o FAN 2012 decorre durante o mês de Janeiro, incluindo na sua programação uma feira de objectos culturais da região duriense.